PESSOAS ASSEXUAIS (PARTE II)

PESSOAS ASSEXUAIS (PARTE II)

Assim como há amizades, relacionamentos entre mãe e filha, pai e filho e muitos outros tipos platônicos (que não envolvem atração sexual), existem também várias formas de se manter um relacionamento afetivo sem atração sexual. Ter contacto com um assexual, pode fazer com que muitos se apercebam da existência de novos tipos de relacionamentos, como os seguintes:

  • Relacionamentos afetivos não sexuais, que geralmente envolvem contato físico, carícias e comprometimento.
  • Relacionamento não afetivos e não sexuais, que são de profundo comprometimento de um com o outro. Apesar de poderem envolver contato físico, não há atração sexual ou afetiva.

Independentemente das circunstâncias, relacionar-se com alguém, significa conhecer melhor a pessoa e não é diferente com os assexuais. O aspecto mais importante em qualquer relacionamento, é a comunicação livre; é bastante importante discutir limites pessoais logo no início do namoro, para que os parceiros saibam o que é permitido e o que não é, além do que cada um espera do outro. Caso não tenha certeza de algo, o melhor sempre é perguntar.

  • É muito importante não se sentir ofendido se o parceiro ou parceira revelar ser assexual. Não é uma desculpa, nem uma tentativa de sair do relacionamento, mas sim, um sinal de honestidade para consigo e para com ele mesmo.

É normal que os relacionamentos de assexuais sejam afetivos, mas a vontade em relação à intimidade física e sexual varia em cada um. Porém, um namoro não implica, necessariamente contato físico ou sexual, ou seja, há uma maneira de duas pessoas desenvolverem um relacionamento afetivo com ou sem sexo, pois a intimidade vai muito além disso.

  • Um parceiro assexual pode estar disposto ou não a manter relações sexuais, logo, é fundamental a comunicação um com o outro, de forma que a situação fique bem clara. O prazer sexual é diferente da atração sexual, ou seja, alguns assexuais podem gostar de fazer sexo.
  • Da mesma maneira, certos indivíduos assexuais não se interessam por relações sexuais e não desejarão ter um relacionamento que envolva contato íntimo.

A assexualidade não é uma escolha ou preferência, assim como a heterossexualidade e a homossexualidade, muito menos um problema ou doença, além de não ser "causada" por abuso ou violência. Pessoas que se identificam com a orientação assexual não precisam ser "curadas" e não vão mudar por causa do parceiro. Alguns assexuais não se interessam por relacionamentos afetivos, querem apenas amizades ou relacionamentos não afetivos e não sexuais.

FONTE E CITAÇÕES:
http://www.asexuality.org/home/
http://www.asexuality.org/home/?q=overview.html
http://jezebel.com/interview-with-an-asexual-clarifying-what-i-got-wrong-a-1691087587
http://www.asexualityarchive.com/under-the-ace-umbrella/
http://www.therainbowhub.com/love-without-sex-understanding-asexual-relationships/
http://www.literallydarling.com/blog/2013/10/27/asexual-dating-sexual-world/
Posted on 2016-07-04 SAÚDE SEXUAL 0 3933

Leave a CommentLeave a Reply

Blog categories

Últimos Comentários

Blog search

Compare 0
Prev
Next

No products

To be determined Shipping
0,00 € Total

Check out